segunda-feira, 2 de maio de 2016

Como cuidar de um bonsai - para iniciantes


Tive a ideia de fazer esse post depois de uma conversa esses dias com o amor. Desde setembro tenho me dedicado ao cultivo de Bonsai. Tem sido uma experiência ótima que envolve muita dedicação e pesquisa. Comprei os exemplares progressivamente e hoje tenho cinco espécies: Loropetalum, Ficus, Sakura, Buxus e Shimpaku. Tive uma Azaleia que morreu, foi uma decepção, rsrsrs, mas não vamos desistir. Na prática descobri alguns cuidados que deram certo e são simples:




- A rega precisa ser diária e abundante. Costumo colocá-los todos sobre a pia e regar até molhar bem a terra. É importante que haja um bom sistema de drenagem para que o excesso escorra pela base, só depois do escoamento deve-se recolocar no lugar. 

- Para regar  segui uma dica simples e comprei um regador com furos pequenos. Isso impede a remoção de substrato (terra), o que pode enfraquecer a planta, pois a quantidade de nutrientes já é escassa.

- Os bonsais precisam de sol direto diariamente, evitando calor excessivo. O ideal é expô-los no início da manhã ou à tarde, após as 15 hs.

- Essas redomas nos vasos são porta-adubos, que facilitam sua remoção na época de troca, porém o adubo pode ser espalhado sobre a superfície da terra. Após o transplante usei o Ecoadubo, mais suave, que propicia o enraizamento. Alguns meses depois pode-se trocar pelo adubo Osmocote.

- É importante realizar podas sempre que necessário. Tenho alguns exemplares (Sakura, Ficus e Loropetalum) que crescem muito rápido, precisando de podas semanais. Há vários estilos de podas, mas para iniciantes o importante é procurar conservar o mesmo tamanho da copa, permitindo que as folhas cresçam abaixo disso. Se deixar as folhas crescerem além disso vira uma árvore comum, deixando de ser um bonsai. Para podar basta uma tesoura e seguir a intuição. Já as espécies juníparas (pinheiros, como o Shimpaku) devem ser podadas com as mãos, puxando as folhas em forma de agulha.

- É preciso retransplantar para poda da raiz e troca do substrato a cada 1 ou 2 anos, de acordo com a espécie, preferencialmente no início da primavera.

- Tive uma infestação com formigas no substrato da espécie Ficus. Após tentar em vão algumas sugestões da internet o que foi efetivo no combate foi o uso de spray de Fumo, comprado em um aviário. O cheiro é bem ruim, rsrsrs, mas eficaz, bastou uma aplicação para afugentar as danadas. Recomenda-se borrifar sobre a planta todo mês para evitar fungos e pragas. [eu ponho lá na janela para borrifar e espero até evaporar o cheiro, rsrsrs]

- Achei mais fácil cuidar de cinco exemplares do que de um, rsrsrs, por que? Não tem como esquecer, rsrsrs.

- Costumo comprar os exemplares e materiais no site O Bonsai. Os produtos são de ótima qualidade e a embalagem é impecável mesmo para exemplares vivos.

.

Um comentário:

  1. Boa Noite, querida Vane!
    Cuidar de plantas de um modo em geral é pra os que gostam de pessoas... precisam elas tamtém de carinho, atenção e até de conversarmos com ela... se vc está se dando bem com os bonzais... se dá bem tamém com quem gosta do ser humano... que lindo!
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir

Se encontrou um pingo, não deixe de me contar! :)